quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os edublogueiros e algumas razões para usar blogs em sala de aula!

Desconferência

Segue abaixo um estudo sobre blog em sala de aula escrito por Anna Carmen em 2007  e adaptado por nós. É muito interessante para quem está querendo utilizar o blog em sua aula!

Encontramos algumas coisas interessantes sobre uso de blogs em sala de aula, enquanto pesquisávamos para a oficina dos professores da rede municipal durante o Campus Party (de 12 a 16 de fevereiro, no prédio da Bienal de São Paulo).
Esse estudo sobre Edublogging, de Jeff Felix , divulgado agora em dezembro de 2007, é um bom exemplo de peixão que achei nessa garimpagem, uma vez que são escassos os dados obtidos em pesquisa de campo sobre esse tema. Edublogging: Instruction for the Digital Age Learner logicamente fala da realidade dos Estados Unidos, bem diferente da brasileira. Mas traz dados sobre blogs com a rapaziada do K-12, que significa do kindergarten (4 a 6 anos) até o 12º grau (16 a 18 anos, algo assim).

“The study shows that teachers perceive a significant increase in student learning through motivation for assignments and through deeper thought processes. Students seem to enjoy the connectiveness of their work to other subjects and to each other. This collaboration encourages a deeper relationship with their peers and with the teacher. Other studies have shown these relationships produce more student learning especially in minorities and students of low socioeconomic backgrounds. It also seems that teachers see the benefits of this practice. They have increased their use of blogging year after year, which seems to show they feel blogging has great relevance as a classroom tool.”

Em resumo, o que ele diz é que os professores perceberam ótimos efeitos no aprendizado. Ele cita razões para usar o blog na sala de aula:

1- Motiva os alunos;
2- Gera processos de reflexão mais aprofundados;
3- Aprofunda as relações entre alunos e os aproxima dos professores;
4- Possibilita diferentes formas de ensinar e aumenta as oportunidades de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário